Projeto Eco.Art envolve artistas na customização de árvores de papelão em shoppings da Almeida Junior

Releases - Publicado em: 25/05/2016

Arte e sustentabilidade se unem no projeto Eco.Art, iniciativa inédita da Almeida Junior para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental. Em junho, mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Neumarkt e o Norte Shopping (Blumenau), o Garten Shopping (Joinville), o Continente Shopping (Grande Florianópolis), o Balneário Shopping (Balneário Camboriú) e o Nações Shopping (Criciúma) receberão 20 artistas, cada um, que irão customizar ao vivo árvores de papelão. A ação ocorrerá entre os dias 5 e 30 de junho.

Com a criação do projeto Eco.Art, a Almeida Junior pretende chamar a atenção da população para questões ambientais importantes, como a preservação de recursos naturais – através da arte, que encanta, e também educa. Desta forma, a escolha da árvore simboliza, além do processo natural de transformação, um dos graves problemas ecológicos que o país enfrenta: o desmatamento. Em um ano, a derrubada de árvores na Amazônia aumentou mais de 200%, segundo números divulgados pela ONG Imazon em 2015.

“Recebemos um alto fluxo de visitantes em nossos seis shoppings todos os dias e com isso conseguimos reverberar com muita força projetos e ideias. É nosso papel também ser um propagador de ações que possam provocar esta consciência ambiental em benefício do planeta”, afirma a Superintendente de Marketing Corporativo da Almeida Junior, Monique Campos.

Durante todo o mês de junho, os clientes poderão acompanhar de perto a intervenção artística e de conscientização nos shoppings da Almeida Junior. Artistas locais irão expressar toda a sua criatividade ao transformar árvores de papelão com um toque de arte. As peças exclusivas, com design de Carlos Alberto Nobre de Oliveira, medem 1,70 de altura e foram produzidas a partir de florestas plantadas e cultivadas pela WestRock, uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens e parceira deste projeto.

 “Apoiar iniciativas como a Eco.Art reforça o nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e consciente, por meio de uma visão inspiradora de temas que envolvem o cuidado e o respeito ao meio ambiente”, destaca a gerente de Comunicação Corporativa da WestRock, Cynthia Wolgien.

Visão sustentável

Ações sustentáveis fazem parte do dia a dia dos shoppings da Almeida Junior, que ao longo dos anos vêm implantando medidas que contribuem para a preservação do meio ambiente. Todos os seis empreendimentos se utilizam de estratégias para diminuir o consumo de energia, água e papel, como projetos arquitetônicos com skylights para privilegiar a iluminação natural, torneiras inteligentes que reduzem até 60% a vazão da água e secadores de mão automáticos que dispensam o uso de papel.

Cada empreendimento se destaca ainda por soluções sustentáveis individuais, como a utilização de fontes renováveis, no Neumarkt Shopping; coleta e reciclagem de óleo de cozinha, no Norte Shopping; e a iluminação externa com luxímetros, que acende e apaga as luzes conforme a intensidade de luz na rua, no Balneário Shopping. Além disso, são produzidas mudas de mais de 10 espécies de árvores da Mata Atlântica em um horto florestal no Continente Shopping, que são doadas e utilizadas na arborização urbana e áreas degradadas do município; a separação de lixo reciclável, no Garten Shopping; e a captação de água da chuva para reutilizar em banheiros e jardins é aplicada no Nações Shopping.

 Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data estabelecida pela ONU após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – também conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada na Suécia, em 1972. A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, até então considerados inesgotáveis.

Acompanhe nossas redes: