Líder no segmento, Almeida Junior amplia investimentos no Estado

Notícias - Publicada em: 18/08/2021

Líder no segmento, Almeida Junior amplia investimentos no Estado

Grupo aposta na inovação e prevê expansão de todos os seus shopping centers em Santa Catarina

 

No ritmo acelerado da vida contemporânea, o tempo, cada vez mais escasso, passou a ser um dos recursos mais importantes e buscados no cotidiano. Tempo para praticar exercícios, cuidar da saúde, passar momentos com a família e ter mais qualidade de vida.

Muito mais do que um destino de compras e consumo, o shopping é visto hoje pelos usuários como uma opção de lazer que proporciona estes benefícios, ao reunir as mais variadas opções, com segurança, em um só lugar: alimentação, cinemas, espaço kids, exposições, atrações artísticas, entre outras atividades.

Mesmo após o ano desafiador enfrentado pelas empresas com o início da pandemia, em 2020, o segmento já retomou o crescimento e pretende abrir 13 novos empreendimentos no país apenas neste ano, apontam dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O número de inaugurações, se consolidado, será 85% acima do registrado no ano passado e superior às 11 novas unidades em 2019.

Fundado no ano de 1980, em Blumenau, pelo empresário e CEO da companhia, Jaimes Almeida Junior, o grupo Almeida Junior é um exemplo deste impulso do setor e é hoje a maior empresa de shopping centers do Sul do Brasil, com 71% de market share em Santa Catarina.

Desde 2007, segundo o CEO, a empresa focou seus investimentos no Estado, inaugurando cinco dos seus seis shoppings ao longo dos últimos 14 anos. Também expandiu o Balneário Shopping no período.

 “O grupo sempre esteve à frente das principais inovações para o mercado de shopping centers, dos conceitos arquitetônicos às tecnologias empregadas. O melhor exemplo é o AJPlace, nosso marketplace pioneiro que lançamos no ano passado e que veio para consolidar a digitalização dos shoppings da Almeida Junior”, destaca Almeida Junior.

Aposta no E-commerce

Desde o último ano, o AJPlace continua crescendo e oferece cada vez mais facilidades para seus clientes, contando já com mais de 150 mil produtos de 550 marcas nacionais e internacionais. Além da vasta seleção e curadoria de produtos, o AJPlace lançou recentemente mais uma praticidade para seus clientes: entrega em até duas horas num raio de 20km dos shoppings do grupo Almeida Junior. Com um cronograma robusto para os próximos meses, o marketplace do grupo promete continuar surpreendendo.

“Ao reunirmos 71% do share em shopping centers no Estado, temos, pelo fluxo de vendas dos nossos empreendimentos, uma compreensão melhor sobre o comportamento dos consumidores catarinenses e podemos atendê-los com muito mais assertividade”, reforça Jaimes Almeida Junior.

O e-commerce brasileiro cresceu 73,88% apenas no ano passado 2020, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Geração de emprego e renda

Os investimentos do grupo também movimentam a economia do Estado. De acordo com o CEO da companhia, pela hegemonia em Santa Catarina, a Almeida Junior se tornou naturalmente a porta de entrada para grandes marcas nacionais e internacionais e incluiu o Estado na rota dessas empresas. “Isso se traduz em um ciclo econômico virtuoso, gerando vendas, empregos e renda para os catarinenses”, destaca ele.

Na região da Grande Florianópolis, a rede inaugurou há oito anos o Continente Shopping, o maior do Estado. “Levamos aos consumidores do Continente e também da Ilha o melhor da gastronomia, entretenimento e lojas âncoras e satélites que mudaram a vida de muitos consumidores”, afirma Almeida Junior.

Integração entre o presencial e o on-line

De toda a experiência adquirida ao longo de todos estes anos no segmento, Jaimes Almeida Junior avalia que, para o futuro, a empresa  leva o aprendizado e o legado do passado, com a consciência de que o consumidor muda seus hábitos rapidamente. “Nossa missão é acompanhar isto com muita velocidade. A Almeida Junior sempre esteve um passo à frente no que se refere a tendências. Acompanhamos de perto os grandes mercados mundiais e sempre buscamos surpreender nossos consumidores com experiências positivas e duradouras em nossos shoppings”, analisa.

Nos próximos sete anos, a Almeida Junior pretende expandir todos os shoppings da rede já a partir de 2022, com a ampliação do Balneário Shopping. A intenção é expandir todos os empreendimentos, um a cada ano, a partir de 2023.    

 

Tendências para o setor de consumo

Para o CEO do grupo Almeida Junior, o consumo é essencial e a empresa pretende estar sempre à frente dos hábitos de consumo e dos modelos tecnológicos para atender sempre com rapidez e eficiência os consumidores.

Ele avalia que as ferramentas virtuais vieram para dar um suporte e alavancar o comércio e o segmento de shopping centers. “Nunca acabará o fluxo crescente das pessoas e consumidores que vão aos shoppings e às lojas físicas. Os consumidores são humanos, precisam e sentem sempre a necessidade de se socializar, de provar roupas, tocar, de se encontrar com amigos, passear com a família e curtir as experiências de gastronomia e entretenimento dentro dos shopping centers. O que já está acontecendo é a tecnologia trazendo mais conforto, acessos e respostas aos desejos dos consumidores. O online depende do off-line”, finaliza Jaimes Almeida Junior.

 

Sobre a Almeida Junior

Com seis shoppings em Santa Catarina que somam 223 mil m2 e ABL (Área Bruta Locável) e 1.579 lojas, a companhia está presente nas regiões economicamente mais importantes do Estado, que tem a sexta maior economia do Brasil e o maior consumo per capita do país.

A empresa ergueu seu primeiro shopping center em 1993, em Blumenau, o Neumarkt Shopping. Em 2008, a Almeida Junior decidiu investir somente em Santa Catarina e se tornar líder no Estado e, em um período de três anos, inaugurou três shoppings: Garten Shopping (2010), Norte Shopping (2011) e Continente Shopping (2012).

A Almeida Junior é uma empresa familiar, que mantém o seu fundador como CEO desde o início.

Shoppings do grupo e ano de inauguração

Neumarkt Shopping (Blumenau) – 1993

Balneário Shopping (Balneário Camboriú) – 2007

Garten Shopping (Joinville) – 2010

Norte Shopping (Blumenau) – 2011

Continente Shopping (Grande Florianópolis) – 2012

Expansão do Balneário Shopping – 2015

Nações Shopping (Criciúma) – 2016

Acompanhe nossas redes: