Grupo AJ investe em ações de sustentabilidade

Notícias - Publicada em: 10/03/2015

Grupo AJ investe em ações de sustentabilidadeCiente do papel de cada um para a sustentabilidade do planeta, o Grupo Almeida Junior implantou várias ações para ajudar na preservação do meio ambiente nos seis empreendimentos – Continente Shopping, Balneário Shopping, Garten Shopping, Neumarkt Shopping, Norte Shopping e Nações Shopping (este último está em construção e será inaugurado no primeiro semestre de 2016).Todos os projetos arquitetônicos incluem os skylights, que permitem a entrada da luz natural e diminuem o consumo da energia para iluminação, e contemplam a escolha de materiais que reduzem consumo de água e energia, como as torneiras com menor vazão de água e os secadores automáticos nos banheiros.

Os shoppings do grupo contam com um sistema de termo acumulação, que usa tanques de água gelada para armazenar carga térmica durante a madrugada — quando o custo é muito mais baixo. Esse sistema permite operar durante o inverno com a água gelada do termo acumulador, o que acarreta na economia de energia. Com essa medida, só no Neumarkt Shopping o consumo passou de 2,6 mil quilowatts para 1,8 mil quilowatts. Somada a outras ações, o shopping economizou 11% em energia elétrica. Outra ação adotada pelo Neumarkt é a utilização de fontes renováveis desde 2006 — quando passou a adquirir energia de pequenas centrais hidroelétricas. Esta medida rendeu ao shopping por três anos consecutivos o Certificado Comerc Sinerconsult de Energia Renovável.

Entre outros projetos, o Norte Shopping realiza o descarte do óleo vegetal dos restaurantes da praça de alimentação. Uma empresa especializada foi contratada para fazer a coleta e reaproveitar o produto, o que evita o despejo de óleo no esgoto e, consequentemente, a poluição dos rios. Além de contribuir com a natureza, os lojistas têm a possibilidade de lucrar com esta iniciativa, já que recebem R$ 0,85 por litro de óleo saturado.

O Balneário e o Continente Shopping possuem poços artesianos que suprem, aproximadamente, 70% da necessidade de água, e a iluminação externa conta com luxímetros – que acende e apaga as luzes conforme a intensidade de luz na rua, independente do horário.

No Continente Shopping, por exemplo, é feita captação da água da chuva que é direcionada para uma cisterna que alimenta os banheiros e fornece água para uso nos jardins e para limpeza. Dois projetos também estão em experimentação: os mictórios químicos que não usam água e a captação da água do ar-condicionado. Além disso, o empreendimento conta com um viveiro de mudas frutíferas e uma horta que distribui verduras para os colaboradores.

O Garten Shopping também desenvolve ações na captação de água da chuva, separação do lixo reciclável e orgânico, além do uso das torneiras inteligentes, as válvulas dos vasos sanitários com duplo estágio e os secadores automáticos nos banheiros.

Ações
– Captação de água da chuva para reutilizar em banheiros e jardins
– Torneiras inteligentes nos banheiros com aeradores que reduzem até 60% a vazão da água
– Reciclagem de lixo na praça de alimentação
– Coleta e reciclagem do óleo de cozinha
– Substituição das lâmpadas de vapor metálico e fluorescentes por modelos LED, mais econômicos e menos poluentes
– Cultivo de plantas nativas
– Horta orgânica
– Implantação de poço artesiano
– Implantação de mictórios experimentais que não usam água
– Automação da iluminação externa com a instalação de luxímetros para economizar energia

Acompanhe nossas redes: