Exposição ‘Dragões’, RPG e jogos de tabuleiro: tudo gratuito no Continente

Notícias - Publicada em: 31/01/2020

O universo imaginário do RPG e dos jogos de tabuleiro integram as atrações da exposição ‘Dragões’ e transformam a praça central do Continente Shopping, na Grande Florianópolis, em uma grande arena de fantasia e diversão. Todas as ações são gratuitas e serão promovidas no sábado e domingo, dias 1º e 2 de fevereiro, podendo gerar histórias surpreendentes de heróis e caçadores na era dos dragões.

 

 

WhatsApp Image 2020-01-31 at 19.04.44

As atrações irão funcionar nos dois dias das 14h às 20h, com festival de RPG live e tradicional e a presença de instrutores para os jogos de tabuleiro que irão mediar e ensinar regras aos participantes. O RPG live irá consistir em uma espécie de “caça ao tesouro”, onde os participantes terão que decifrar um enigma para encontrar o prêmio final. Já o RPG tradicional terá um espaço dedicado anexo aos dragões, onde o público poderá jogar clássicos de RPG como Dungeons & Dragons e Senhor dos Anéis.

 

O RPG é caracterizado como um gênero de game no qual os jogadores incorporam personagens fictícios e são estimulados a trabalhar a criatividade e a imaginação por meio de histórias lúdicas. Três narradores de RPG estarão mobilizados a contar a história e interagir com os participantes e o objetivo será tornar o ambiente do shopping em um continente mágico de fantasia. Podem participar até seis pessoas por sessão para cada “mestre” do jogo e cada turno terá duração de cerca de duas horas.

dragoes

Foto: dragão do Continente Shopping

A atividade foi idealizada pela Taberna dos Heróis, empresa que fomenta a cultura, o aprendizado e o convívio social através da diversão, e que utiliza RPG e jogos de tabuleiro como ferramentas para fins pedagógicos. Entre os dias 8 e 9 de fevereiro, a companhia e o shopping também organizam o LARP e o concurso de Cosplay, respectivamente, entre os dragões expostos na praça central. Na ocasião haverá um desfile para decidir o grande campeão. A exposição “Dragões” permanece aberta à visitação até o dia 16 de fevereiro no Continente Shopping.

WhatsApp Image 2020-01-31 at 19.04.42

Conheça o glossário gamer:

Jogo de tabuleiro: nem todo jogo do gênero possui um tabuleiro, mas todos requerem uma superfície onde os componentes possam ser dispostos.

RPG: abreviação do termo Role-Playing Game, onde se refere a interpretação de papéis, como em um teatro. Nele a vitória é menos importante do que a experiência de participar da história a ser contada.

LARP: aproxima-se muito da atuação teatral, exceto que o foco está na diversão e não em uma apresentação dramática e impecável. A diversão está em interagir com o ambiente enquanto avança na história, desvenda enigmas, vence desafios e transpõe obstáculos.

Swordplay: parte integrante do LARP, é uma brincadeira de espadas onde parte da diversão está no treino de esgrima mas permitindo a simulação do combate dos espadachins do passado.

Cosplay: trata-se de brincar, mas com o ato de se fantasiar. Assim, além de se vestir com um figurino que se refere a um personagem ou um tema, a pessoa também atua de acordo com o que está vestindo

 

Programação da exposição “Dragões”

01 e 02/02: festival de RPG – será um espaço montado anexo aos dragões, onde os visitantes poderão jogar o RPG clássico jogos como Dungeons and Dragons e Senhor dos Anéis.

08/02: LARP – que consiste em um caça ao tesouro, onde os participantes terão que resolver um enigma para encontrar o prêmio final.

09/02: concurso de Cosplays e desfile para decidir o grande campeão

Horário: das 14h às 20h

Quanto: gratuito

09/02: concurso de Cosplays e desfile para decidir o grande campeão

Horário: das 14h às 20h

Quanto: gratuito

 

 

Acompanhe nossas redes: