Eco.Art faz eco com arte e sustentabilidade nos shoppings da Almeida Junior

Releases - Publicado em: 07/07/2016

Cento e vinte artistas e instituições foram envolvidos na customização das árvores de papelão que fizeram parte do projeto Eco.Art – exposto entre os dias 5 e 30 de junho nos seis shoppings da Almeida Junior: Neumarkt e o Norte Shopping, o Garten Shopping, o Continente Shopping, o Balneário Shopping e o Nações Shopping.

Além dos artistas, milhares de pessoas conferiram a exposição que tem como principal objetivo a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação ambiental. Junho não foi escolhido por acaso, já que é neste mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cada shopping convidou 20 artistas ou instituições locais para customizar ao vivo as árvores.

O Norte Shopping, por exemplo, chamou a atenção pelas criações interativas, como as peças assinadas pela artista Bruna Neves e os integrantes do TEDx, em que o público era instigado a se manifestar artisticamente desenhando ou deixando mensagens nas árvores. Destacaram-se também os projetos artesanais, como a criação de Silvana Pujol, Luana Geiss e o Grupo Mulheres de Mafra, que fizeram uma customização no estilo handmade usando técnicas de crochê e tricô.

“Muito mais que celebrar o Mês Mundial do Meio Ambiente, o projeto fez ECO para questões socioambientais extremamente importantes”, destaca o Coordenador de Marketing do Norte Shopping, Michel Schmitt. Ainda em Blumenau, no Neumarkt, não foi diferente e o projeto contou com a participação dos irmãos Feitosa, Christiane Lindner, Neuza Hasper, Rosinha Imthurm, Instituto Orbitato, cursos de Moda e de Artes da Furb, entre outros.

Em Joinville, o Garten Shopping recebeu um número expressivo de visitantes em todo o período da exposição Eco.Art, contando, inclusive, com a presença de escolas municipais e estaduais. “Tivemos uma excelente repercussão na mídia espontânea e alta taxa de engajamento nas redes sociais, o que comprova que ações desse cunho estão cada vez mais em alta. O papel do shopping vai muito além do consumo e devemos ser agentes de transformação social prezando cada vez mais pela preservação do meio ambiente”, destaca Rafaela Thomé, Gerente de Marketing do Garten Shopping.

Na Grande Florianópolis, o Continente Shopping recebeu entre os artistas locais, nomes importantes, como o designer Tom Veiga – que já assinou inúmeras produções de marcas de surf mundo afora, e o artista plástico Caio Borges – que tem em seu currículo mais de cinco mil produções entre telas e produtos em cerâmica.

Reiner Wolff, Marcelo Urizar, Fabi Loos, Marcinho Albani, Juliana Salomão e Solange Ribeiro, entre outros grandes nomes da região de Balneário Camboriú, participaram o projeto Eco.Art e expressaram toda a sua criatividade ao transformar árvores de papelão com um toque de arte.

No Nações Shopping, em Criciúma, o projeto Eco.Art ecoou de forma positiva e com apelo social, uma vez que contou com a participação de instituições de ensino e de atendimento a crianças especiais e também aquelas que vivem em situação de risco social. Um jardim foi montado para que as vinte árvores de papelão customizadas pudessem ficar expostas. De acordo com a gerente de Marketing do Nações Shopping, Sil Citadin, o resultado do projeto surpreendeu a ponto de a equipe de Marketing realizar um encontro com os participantes que aconteceu no dia 20 de junho, reunindo cerca de 60 pessoas entre professores e diretores de escolas e crianças atendidas pelas instituições.

A diversidade de estilos e linguagens artísticas marcou o projeto Eco.Art em todos os empreendimentos. As peças foram customizadas em gêneros como pintura, colagem, quadrinhos, ilustração e grafite e despertaram o interesse do público.

Acompanhe nossas redes: