Código de ética

Princípios alinhados aos valores da companhia

Nossos Princípios

Observância e o cumprimento das leis que afetam nossa atividade com padrões de comportamento alinhados aos valores da empresa e ligados à estratégia do negócio.

Conflitos de interesse

Deve-se usar de total honestidade e transparência em situações em que os interesses pessoais conflitem com os interesses da Almeida Junior ou de seus clientes, parceiros e acionistas. Sempre que as situações abaixo transcritas forem aplicáveis, devem ser reportadas ao Conselho de Ética, que poderá aprovar ou negar.

A contratação de parentes de colaborador da Almeida Junior, de empresas concorrentes, de parceiros de negócio ou de prestadores de serviços, com os quais haja potencial ou real conflito de interesse, poderá ocorrer, desde que previamente submetida à avaliação do Conselho de Ética.

Todos os colaboradores da Almeida Junior devem agir com honestidade, transparência e integridade. Presentes, entretenimento e hospitalidade não devem ser proporcionados ou recebidos com a intenção ou para o efeito de obter ou dirigir o negócio indevidamente.

É vedado qualquer tipo de atuação profissional com fins lucrativos em organizações externas ou empresas que possam caracterizar reais ou potenciais conflitos de interesses com a Almeida Junior. Quando aplicável em instituições sem fins lucrativos, esta não deve conflitar com os interesses do negócio. A atividade só poderá ser desempenhada desde que previamente aprovada pelo Conselho de Ética.

Publicações de textos, palestras, atividades de ensino, concessão de entrevistas ou aparições públicas exigem aprovação prévia do Diretor Executivo da área ou do Presidente da Almeida Junior, se estas estiverem vinculadas de qualquer forma ao nome da empresa. Nesses casos, o colaborador deverá zelar pela imagem da companhia.

Qualquer participação em atividade político-partidária é feita em caráter pessoal, e não como representante da empresa.

É vedado qualquer tipo de ato que possa caracterizar subornos, propinas, empréstimos ou tratamento preferencial de clientes e parceiros de negócio em troca de uma relação de negócio existente ou futura com a Almeida Junior.

A Almeida Junior não autoriza a concessão de vantagens e/ou privilégios de nenhuma espécie, excetuando-se brindes promocionais, com a marca da empresa e modalidade em função do cargo ocupado, com o valor inferior a R$ 300,00 por ano, bem como dar contribuições ou presentear representantes do governo, partidos políticos ou candidatos, exceto nas condições definidas em lei e desde que autorizadas previamente pelo Conselho de Ética.

Os colaboradores da Almeida Junior não podem fazer pagamentos de facilitação, direta ou indiretamente, a funcionários do governo.

Todos os ativos de propriedade da empresa devem ser utilizados única e exclusivamente para as atividades da Almeida Junior e nunca para benefício ou uso pessoal.

A proteção das informações dos clientes e dos parceiros de negócio é prioridade. O respeito à Política de Segurança da Informação é obrigatório e os registros, os dados e as informações devem ser precisos e íntegros.

Observância e o cumprimento das leis que afetam nossa atividade com padrões de comportamento alinhados aos valores da empresa e ligados à estratégia do negócio.
Conflitos de interesse

Deve-se usar de total honestidade e transparência em situações em que os interesses pessoais conflitem com os interesses da Almeida Junior ou de seus clientes, parceiros e acionistas. Sempre que as situações forem aplicáveis, devem ser reportadas ao Conselho de Ética, que poderá aprovar ou negar.

Acredita-se que a diversidade de pessoas é fundamental para o sucesso da Almeida Junior. Assim, é procurado recrutar, desenvolver e manter os profissionais mais talentosos. Cada colaborador deve progredir na Almeida Junior com base em seu talento e desempenho, independentemente de fatores como raça, nacionalidade, crença, deficiência, sexo ou orientação sexual e associação sindical.

Qualquer tipo de assédio, moral ou sexual, e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes é repugnante e incompatível com os valores da Almeida Junior. Não será tolerada, ainda, qualquer conduta que possa ser caracterizada como ofensiva ou constrangedora e que ocasione alguma forma de dano moral ao colaborador.

A Almeida Junior respeita as leis de liberdade de expressão e não pretende impedir nenhum dos seus colaboradores a se expressar livremente. Porém, o uso de redes sociais deve ser feito de maneira consciente e responsável, de forma a não afetar a imagem e a reputação da companhia ou a sua própria.

A Almeida Junior recomenda aos colaboradores o uso de seus recursos financeiros de forma consciente, mantendo suas finanças pessoais balanceadas, evitando a inadimplência.

A Almeida Junior respeita todas as normas aplicáveis à saúde e à segurança no local de trabalho. A segurança das pessoas e as instalações adequadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são algumas das principais preocupações.

A Almeida Junior está comprometida em criar e ampliar a satisfação e a parceria com nossos clientes (lojistas, consumidores, fornecedores), da seguinte maneira:

  • Construindo e mantendo relações transparentes e éticas;
  • Resguardando a privacidade de nossos clientes, mantendo suas informações confidenciais e seguras e não auferindo vantagens pessoais com informações privadas;
  • Prestando orientações e informações claras para permitir que os seus clientes tomem a melhor decisão nos negócios, em linha com os objetivos comerciais, técnicos e estratégicos da Almeida Junior;
  • Oferecendo oportunidades comerciais e serviços de alta qualidade para a plena satisfação de seus clientes;
  • Não se envolvendo em relações comerciais que não estejam alinhadas com os princípios e valores da empresa.

A Almeida Junior está empenhada em entregar o mais alto valor agregado aos sócios:

  • Solidificando o nome no mercado pela rápida adaptação as suas alterações nas condições dos negócios e investindo continuamente no crescimento da marca;
  • Tomando e executando decisões com prudência e reconhecendo como lidar com os ativos dos stakeholders;
  • Integrando um forte controle do gerenciamento de riscos e de cumprimento de normas com nossos processos de negócio;
  • Prestando contas e se relacionando de forma transparente com os acionistas;
  • Assegurando que as operações com partes relacionadas serão realizadas sem privilegiar ou beneficiar interesses exclusivos de quaisquer das partes, com ética e transparência;
  • A Almeida Junior está empenhada em estabelecer um relacionamento com todos os seus parceiros de negócios baseado na confiança, na transparência e na ética.
Nossa História Conheça nossa trajetória Ver histórico
Almeida Junior Inovando para Transformar Ver mais

Receba nossas Novidades

Acompanhe nossas redes: